22. Eucaristia e suas fontes Bíblicas – Evangelho de João (2/2)

[ Continuação do comentário bíblico para estudo e reflexão do Sacramento da Eucaristia ]

João 6 – Parte 2

Muitas vezes Jesus falava em figuras. Falava sim.Mas existem outros momentos que Jesus falou concretamente. Como saber o que é figura ou o que é concreto? Cabe aqui uma chave de leitura interessante e simples.

Veja: Todas as vezes que Jesus falou em linguagem figurativa, contou antes uma parábola ou uma pequena história. Veja seus exemplos:
– Eu sou a porta: Jo 10,1-10 = Há aí uma parábola onde Jesus se compara à porta que protege as ovelhas e garante o caminho correto.
– Eu sou o Caminho: Jo 14,1-14 = Não há parábolas ou história. Aqui Jesus é categórico. Ele é o caminho, pois não há outra maneira de se chegar ao Pai. Aqui devemos entender literalmente.
– Quem não nascer da água e do Espírito: Jo 3 = Mais uma vez não há parábolas nem história. E fala assim no vers. 7: “Não se espante se eu digo que é preciso vocês nascerem do alto”. Este trecho é a prefiguração do Sacramento do Batismo que nos devolve a condição de filhos de Deus.

Quando Jesus fala concretamente, causa espanto. Foi o mesmo em Jo 6,61: “Isso escandaliza vocês?”. Sabemos que é preciso nascer de novo. O batismo é quando passamos pela água, e o fogo é o Espírito Santo que nos torna espirituais.

Em Jo 6, Jesus não fala em parábolas. Está falando concretamente, não usa figuras de linguagem. E, exatamente pra evitar erros na interpretação de suas palavras, ele é bem firme e expressivo, enfático.

“O PÃO QUE EU DAREI É A MINHA CARNE”
“Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.”

A Estrutura narrativa
Proximidade com o Evangelho de Marcos:

__ JOÃO ______ __ MARCOS _____
– 6, 1-15 ………………. 6, 30-44 —> Multiplicação 5.000 Pessoas
– 6, 16-24 …………….. 6, 45-54 —> Caminhada sobre as águas
______________________________________________
– 6, 25-34 …………….. 8, 11-13 —> Pedido de um sinal
– 6, 35-58 …………….. 8, 14-21 —> Discurso sobre o Pão
– 6, 59-69 …………….. 8, 27-30 —> Fé de Pedro
– 6, 70-71 …………….. 8, 31-33 —> Tema da Paixão e da negação

Indicações Celebrativo-Eucarísticas na Multiplicação

Jo 6, 11 (v. 23): Dar graças / DistribuirOrdenação da Cena:
1) Tomou o Pão (ofertório);
2) Deu graças (consagração);
3) Partiu (cordeiro);
4) Deu aos seus (comunhão).

Somente no Evangelho de João:
a) Jesus Distribui ele mesmo os pães;
b) Jesus manda recolher para que nada se perdesse.

v. 12 –> klasma = pedaços
(termo usado na Didaqué para indicar a hóstia Eucarística [Did. 9, 3-4])

Divisão do Discurso:
1) Cristológico-sapiencial (v. 35-50);
2) Eucarístico-sacramental (51-58).

(1) Discurso Sapiencial:
O povo faz 3 perguntas a Jesus. Só acertam na terceira:
I) v. 25 = [fim da seção narrativa] perguntam “Quando?”, mas deveriam ter perguntado “Como?”;
II) v. 28 = [início do debate] “Que Faremos?”, mas deveriam perguntar “Como conseguir esse alimento?”;
III) v. 34 = Agora sim fazem a pergunta certa: “Como conseguir…?”

(2) Discurso Sacramental:
Só fala de “Comer” a partir do v. 50.
Entre o v. 35-50 usa-se expressões como: “quem vem a mim…”, “quem crê…”, “quem vê…” (v. 35.36.40.47 / 35.37.44.45) – Estas são sinônimos de “receber”, “aceitar Jesus”.

“Dar a carne”, “Comer”, “o alimento”, “Beber”…

Indicações Eucarísticas:
a) “Comer a carne e beber o sangue de Jesus” – que não pode ser comparado com “receber, crer, aceitar Jesus”. Há uma mudança no uso das palavras e na forma do discurso.
b) v. 51 “O pão que eu darei é minha carne para a vida do mundo”

Por fim:
v. 58 = Jesus é superior a Moisés, mais ainda, superior ao Maná do deserto.

.

[ final da parte 2 de 2 ]

2 comments

  • Arnaldo Ribeiro

    REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem Imortal, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24×7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta…

  • Arnaldo Ribeiro

    (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) – RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.

    (Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudessemos agir tanto divinamente, como diabolicamente; segundo a nossa formação, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

Deixe uma resposta