Como manipular informações é a prática da Mídia brasileira

Vivemos em um país de liberdade de expressão incontestável, mas o que é de se contestar é a forma como a mídia tradicional da velha oligarquia e a extrema direita (quase fascista) que vive aqui no Brasil, tem manipulado descaradamente a informação, até para tentar nos manipular, roubar nossa capacidade de contestar e enganar livremente os mais incautos. A Revista Veja é sempre o clássico exemplo de como se manipula a informação e se distorcem fatos, textos e imagens. Mas é sempre bom ilustrar o exemplos, para falarmos de forma mais concreta.

Não há muito o que dizer, basta ver o que está em uma coluna do site da Revista Veja, do Augusto Nunes:

veja-lula-terremoto-augusto nunes

Uma clara demonstração de como uma péssima capacidade interpretativa e algo tirado totalmente de contexto, pode ser deturpado por uma mente deturpada. O senhor jornalista(?) Augusto Nunes tenta nos induzir a interpretar que o Presidente Lula, falava unicamente do terremoto e nomeando as nações ricas como provocadores do desastre.

Tentei comentar na coluna desse senhor e dar minha opinião. E o que aconteceu? Ele, como fez ao discurso do Lula, editou e recortou minha opinião para distorcer o que eu realmente quis dizer e poder manter sua postura de déspota:

coment-veja1

Mas não parou aí. Eu insisti, repudiando a atitude do senhor Augusto Nunes. Como dono da página, poderia simplesmente ignorar meu comentário e não publicar, já que defendi uma opinião contrária e coloquei às claras a manipulação dele em sua opinião factóide. E o que ele fez com meu novo comentário?

coment-veja2

E, antes que alguém argumente que eu possa ter escrito muito, foram apenas pouco mais de 150 palavras, bem menos que outros que se deixaram manipular pelo colunista e sua opinião deturpada da realidade. Fui o único que teve o comentário editado e CENSURADO. Mas é claro que a Veja e seus comparsas não sabem o que é ser censurado e ter sua liberdade de expressão barrada. Aquilo que fingem defender, aplicam a outros que têm opinião contrária… estranho!

Como bom leitor e entendido de mídias sociais digitais que sou, fui até o formulário de comentários para discordar da forma como o colunista (jornalista?) da Veja tenta interpretar essa informação. Numa lógica clara e avaliando todo o discurso do Presidente Lula, só se pode afirmar que o resultado do desastra foi provocado por dois séculos de exploração de nações ricas, à nação Haitiana. A pobreza generalizada faz com que desastres naturais tomem proporções ainda piores.

Se compararmos com o Japão, um mesmo terremoto ou até pior, não causa nem mudança na rotina diária daquele povo. Eles dominam a tecnologia necessária para viver em segurança, mesmo diante de eventualidades imprevisíveis. O simples abandono de um povo mais pobre e marginalizado, como foi em Nova Orleans nos EUA, mostra que os pobres, quando abandonados pelos ricos vão sofrer muito mais. E o caso de Nova Orleans serve bem para comparar com o Haiti: pobres, negros e explorados pelos brancos ricos.

A opinião do Lula sobre o terremoto? Está certo, a culpa é dos ricos!

ATUALIZADO: Infelizmente os critérios do senhor Augusto Nunes quanto ao que aprovar em sua coluna, são bem estranhos. Não aceita opinião contrária, mas permite que haja ofensas, como as que mostrei acima, e até comentários chulos e de baixo calão, ofensivos:

coment-veja3

Vale lembrar o que eu citei antes: Não permita ofensas pessoais e comentários que não agregam valor ao seu conteúdo. Esse tipo de situação só faz piorar a imagem de qualquer site ou blog. Nesse caso só prova o quanto o autor da coluna em questão é tendencioso e permissivo em sua forma de agir.

4 comments

  • Jefinho Silva

    Rapaz, fiquei de queixo caido com o comportamento desse crápula. Agora me pergunto, um cara desse se acha jornalista? Ou pior, podemos chama-lo de jornalista?
    Acho que ele esta na profição errada, pra mim ele é um otimo "humorista" (ou não).
    Parem esse troço que eu quero descer.

  • Clelio luiz de almeida

    Clélio A. Esse senhor Augusto Nunes é uma ovelha negra do jornalismo brasileiro, Edita, coloca palavras que não foram ditas, È um ditador, mau criado, crápula, mentiroso, quer manipular a opinião pública, que aprova o Presidente LULA em mais de 80%- Todos os palavrões que ofendam, LULA ou Dilma êle deixa passar, más se você disser que o Serra é o cara,´pode chingar Dilma, Lula, e muitos outros, Fica nos comentários dele, Todo mundo é analfabeto, farofeiro, negro fedido, ignorante. Só ele é quem sabe tudo. Más em 1º janeiro quem sobe a rampa do Planalto é DILMA. Presidente.Ele é um Invejoso. na faculdade de jornalismo que ele cursou, não acredito que foi a falta de moral, ética que aprendeu.Remanescente da UDN. Ainda quero vê-lo carregando concreto nas costa. Para ter mais respeito com os desprovidos. No coração DILMA. desculpa de me alongar no comentário. Clelio.

  • Mauro Pennafort

    Interessante…

    Meu comentário sumiu… O que será que isso significa?

    Abraço!

    • Marcos Lemos (@hordones)

      Mauro,

      Infelizmente perdi todos os comentários do Blog com a migração do Blogger para o formato WordPress.
      Não foi apenas a sua participação que foi perdida, mas todos os outros que colaboraram de alguma forma.

      Fiz a escolha de trocar de plataforma para usar novos recursos nesse blog e me manter motivado. Seus comentários são bem-vindos.

Deixe uma resposta